Resenha - O Império Final(Mistborn-Nascidos da Bruma)
"Prefiro confiar nos meus homens que preocupar com o que acontecerá se me traírem"
Kelsier
Em uma aventura distópica onde o mundo conhecido com o azul do céu e o verde das florestas já não mais existe, um mundo onde a sociedade se divide entre nobres que herdaram uma vida de privilégios e escravos skaa que sofrem com uma vida de opressão e subserviência, tudo isso está prestes a tomar outra direção pois uma grande rebelião se levanta.
Brandon Sanderson nos oferece uma experiência de um mundo onde metais são uma fonte de poder mística, basta um metal específico para ter força de cinco homens ou uma super audição e muitos outros poderes que fazem dos Alomânticos e dos Nascidos da Bruma uma arma poderosa.
Vin é uma ladra skaa adolescente que desconfia de tudo e de todos, não sem motivos, ainda criança foi salva pelo seu irmão quando sua própria mãe tentou matá-la, fazia o possível para manter-se viva dentro de uma gangue de ladrões, ainda mais depois que seu irmão a abandonara, sendo encontrada e resgatada por Kelsier, um homem que sobreviveu a algo impossível e voltou com um propósito firme, derrubar o império final. Kelsier tem muitas cicatrizes que chocam, mas a verdade é que ele ainda luta para curar suas feridas emocionais conseguindo transformar toda sua dor em esperança ao recrutar um grupo de poderosos Alomânticos (pessoas que têm habilidade de extrair poderes dos metais) e traçar um plano audacioso para libertar seu povo do jugo de um tirano.
Quando Kelsier convida Vin para fazer parte da seleta equipe ela sente-se perdida por estar sendo tratada com respeito e dignidade, ela não acredita fazer parte daquele mundo e constantemente se pega ouvindo os conselhos de seu irmão Reen que a abandonara.
Kelsier e Vin se unem para travar batalhas impensáveis para simples humanos lutando contra criaturas poderosíssimas. O crescimento e extensão dos personagens que Brandon Sanderson criou é algo que cativa, sempre há mais para testar, sempre há mais o que aprender demonstrando que em uma época extremamente hostil para a vida, a esperança ainda pode ter espaço.
Quando uma escrava detentora de um poder que nem mesmo ela imagina que possui encontra um motivo para seguir, uma razão pela qual lutar, uma esperança que vem na forma de um mestre, até um império poderoso pode ruir.
Assita: