top of page

Resenha de Nimona - Noelle Stenvenson

"Não quero continuar assim, não quero ser salva, não quero ser consertada!"

Nimona

 

Nimona é uma adolescente com poder de se transformar em qualquer animal ou pessoa, embora haja um mistério sobre como ela adquiriu essas habilidades, ela não considera que deva usar tais poderes para salvar o mundo, Nimona tem um único desejo: Trabalhar com o vilão mais famoso do reino, o Lorde Coração - Negro.

 

Logo Nimona descobre que seu novo chefe é um tanto quanto muito escrupuloso para um vilão, Nimona tem sede em destruir e por muitas vezes é refreada por ele, a coisa engraçada de toda essa bagunça de papeis é que Lorde Coração - Negro se apega à jovem vilã, cuidando para que ela não destrua nem seja destruída.

 

 

Esta graphic novel tem uma sincronia de paralelo com o mundo real que faz questionar, refletir e reavaliar o sistema de padronização em que vivemos, Nimona é totalmente fora do padrão, Coração - Negro não é exatamente um exemplo de vilania e mesmo assim é tido como tal. As ilustrações com uma pegada steampunk formam um contraste muito bonito, a autora trouxe elementos medievais como batalhas de espadas e cavalos ao mesmo tempo que há embates com armamento de tecnologia de ponta.

 

 

 


Acho difícil ler Nimona e não se divertir com os trejeitos da protagonista, ela é arrojada, rebelde, divertida e com muita vontade de fazer acontecer, ela explode em energia contrastando com a personalidade metódica de seu comparsa/chefe.

 

 

Nimona demonstra que também é capaz de amar e cuidar, visto que está sempre protegendo Coração - Negro. Do outro lado da moeda, Noelle nos apresenta um herói frágil e ridicularizado ( a autora ridicularizou o antagonista com força, batizando-o de Ouropelvis) totalmente controlado pela Instituição que deveria estar no comando da segurança das pessoas do reino, porém mantém uma conduta um tanto quanto estranha e é nisso que nosso vilão/herói deseja expor corrigindo assim, a injustiça que acredita ter sofrido no passado.

 

 

Devo deixar aqui também minhas impressões sobre a qualidade da edição, apesar de ser apresentada em brochura, não percebi nenhuma dificuldade de manuseio, porém em alguns pontos ao abrir o impresso percebe-se uma fragilização na costura e na cola da folhas, creio que se houver um manuseio mais frequente possa comprometer a integridade do impresso.

 

Noelle















Assista:

 


Destaque
Tags
bottom of page